Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Tyrannides
 Wetmore & Miller, 1926
Parvordem: Tyrannida
Família: Tyrannidae
 Vigors, 1825
Subfamília: Fluvicolinae
 Swainson, 1832
Espécie: A. leucocephala

Nome Científico

Arundinicola leucocephala
(Linnaeus, 1764)

Nome em Inglês

White-headed Marsh Tyrant


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Freirinha

A Freirinha (Arundinicola leucocephala) é uma ave passeriforme da família Tyrannidae, com ampla distribuição no Brasil e países vizinhos. Vive em pântanos e lagoas. É a única espécie do género Arundinicola. Conhecida também como Lavadeira-de-Cabeça-Branca, Lavadeira-de-Nossa-Senhora, Maria-Velhinha, Viuvinha, Viuvinha-do-Brejo, Cabeça-de-Louça e Cabeça-de-Vô.

Características

O macho é quase todo preto, com apenas a cabeça e a garganta brancas. A fêmea tem as partes superiores marrom-acinzentadas, as inferiores esbranquiçadas e apenas a testa branca. Os imaturos são acinzentados.

A cauda, pequena, contrapõem-se à cabeça relativamente grande (ressaltada por manter as penas um pouco eriçadas).

Peso 14g; comprimento 14 cm.

Alimentação

Se alimenta de insetos que captura em pleno vôo.

Reprodução

Vive normalmente aos casais. O ninho, em forma de bola, se assemelha ao da Lavadeira-Mascarada (F. nengeta). O interior do ninho é forrado de penas de outros pássaros e sempre é colocado em algum suporte sobre a água. A postura consta de 2 a 4 ovos de cor branco-amarelada com pequenas pintas vermelhas. Os filhotes nascem cobertos por uma longa plumagem amarelo-claro, imitando uma lagarta tóxica.

Hábitos

Comum em brejos, banhados, margens de rios e lagos. Permanece a maior parte do tempo pousada no alto da vegetação aquática ou em troncos e ramos baixos sobre a água. Executa vôos curtos e rápidos para apanhar insetos. Essa espécie vive exclusivamente perto da água, diferindo da F. nengeta que também pode ocorrer e nidificar longe da água.

Distribuição Geográfica

É uma espécie migratória. Ocorre em quase todo o Brasil, menos na região sudoeste da Amazônia. É encontrada também nos outros países da América do Sul, com exceção do Chile. Pela ampla área de distribuição e quantidade de indivíduos registrados, essa espécie é considerada como Pouco Preocupante (LC) de extinção na natureza.

Referências

Galeria de Fotos